quinta-feira, 20 de março de 2008

Das Palavras Escritas.


É sobre elas que empenho esse tempo.

Quando me disponhoa ler estou sempre defronte seus poderes. Outros blogs, outras vidas, outros amores. Sinto arfar o peito quando meus olhos encontram uma palavra bem escolhida, bem adequada àquele contexto. Uma simples palavra que trás consigo tão grande número de significados e interpretações. As metáforas, o abstrato, o infinito, o subjetivo, o ideal. Me torno alvo de todos.

Descarrega-se em mim boa dose de adrenalina, minh'alma entra em ebulição, os olhos brilham. Me isolo do meio físico. As letras dotam-se de cores e sabores. Me empenho em discerni-las. Com paciencia e dedicação permito que elas sejam mastigadas e digeridas antes de qualquer diagnóstico prematuro. A máquina da imaginação lubrifica-se e funciona com perfeição e obtem um rendimento quase ideal. Já não estou mais sentado nessa cadeira, me vejo nos contos, nos diálogos, nos conflitos pessoais, nas tragédias. Admiro a criatividade do artesão que com arduo trabalho se fez inteligivel.

O autor torna-se audível quando me identifico com sua obra. Cativa-me ainda mais. Vejo-o frente a frente, falando com particularidade sobre mim, mesmo não me conhecendo. Sou influenciado, motivado e inspirado por aquela obra.

Saber partir de pequenos casos reais e dotá-los de tamanha engenhosidade. Iniciar somente com a criatividade e expressar fielmente cada gota de pensamento. Peneirar e trasmitir o essencial. Esse é o universo daqueles que se empenham com as palavras; ver o que a maioria não viu, transmitir com elegância e simplicidade tesouros da alma.

Meus reconhecimentos aos artesões de robusta obra-prima.

3 xícaras:

Renato Ziggy disse...

Ah, eu sempre que leio alguém cujo texto é bom, independentemente se me identifico ou não com a mensagem transmitida (a identificação do leitor não necessariamente define se o autor é bom ou não), sinto-me grato. A melhor coisa que tem é ler alguém e as palavras escritas por este surtem alguma espécie de efeito, que me causa um estado distinto daquele em que eu m encontrava antes de ler o texto. Essa acessibilidade é linda, é o que nos conduz a um processo de comunicação eficaz e vivo. Abração, cara! Saudade.

Morena disse...

Estava com saudades de me identifiar com um texto. Parabem! Ando me sentindo meio só, como tuas palavras...
Beijo!

Alternativa disse...

É... e saber ler, ler o que está escrito, sem trocar as palavras, sem tirar nem por, sem acrescentar nada...
é um ato merecedor de reconhecimento tambem!